O Ginásio

O Creativity Gym é o único ginásio dedicado ao desenvolvimento da criatividade e da auto-confiança criativa. Consiste na realização de sessões de treino semanais, em grupo, onde são exploradas inúmeras formas de estimular a criatividade, tirando partido de todos os sentidos e capacidades cerebrais.

A criatividade não é Arte, não é Design, e certamente não é um privilégio exclusivo de artistas ou marketeers. É a capacidade inata que qualquer indivíduo tem para criar novas ideias, resolver problemas, e tirar melhor partido das oportunidades que lhe surgem.

Acreditamos que o desenvolvimento da mesma é fruto de um hábito que se cultiva no dia-a-dia.

Quais os Benefícios do Ginásio?

As sessões de treino focam-se em trabalhar 6 grandes fatores que influenciam a atitude criativa:

  1. Confiança Criativa: Ter à vontade de libertar toda a criatividade e ser capaz de dizer: “Eu sou criativo!”;
  2. Experimentação: Gosto por experimentar e arriscar. Aceitar o falhanço como normal e como uma ferramenta necessária para chegar a uma solução melhor;
  3. Pensamento Lateral: Procurar formas de abordar os desafios através de um modo indireto e criativo, fugindo à lógica normalmente existente;
  4. Resolução de Problemas: Enfrentar todo e qualquer problema como um desafio e oportunidade. Procurar soluções criativas para ultrapassar limitações existentes;
  5. Tolerância / Receptividade: Aceitar outras ideias, outras formas de ver o mundo, e ser recetivo e tolerante para com o outro. A criatividade não é um processo individual. É também um processo social e de interação;
  6. Auto-Conhecimento: Conhecer-se a si mesmo, e perceber em que situações a criatividade é mais estimulada. Todos nós temos formas diferentes de ser mais criativos, e reagimos de forma diferente a diferentes estímulos sensoriais e sociais.

Para quem é recomendado?

Todos podem participar e podem tirar partido do ginásio…

  • Crianças
  • Adultos
  • Músicos
  • Engenheiros
  • Padeiros
  • Informáticos
  • Pais, Mães, Filhos, Filhas, Avós, Netos

Estrutura de uma Sessão de Treino

As sessões de treino duram 1:30h. Cada sessão terá um conteúdo único, afinal de contas… a ideia é ser criativo, experimentar e inovar. Apesar disso, as sessões seguirão uma estrutura padrão, permitindo identificar a evolução dos participantes.

Fase 1 – Aquecimento Inspiracional

fb-inspireConsiste em acender a chama criativa de todos os participantes utilizando pequenos momentos de inspiração, tais como:

  • Vídeos
  • Talks de convidados especiais
  • Partilha de experiências reais propostas pelos participantes
  • Leitura de textos e histórias curtas

Fase 2 – Cria-Ativação e Exploração

Aqui, vamos quebrar rotinas, procurar novas perspetivas e questionar o óbvio. Explorando de braços abertos, só pelo prazer de experimentar, essencial para cultivar a criatividade.

Procurando tirar partido dos nossos sentidos e dos lados esquerdo e direito do cérebro, utilizaremos técnicas provenientes de diversas áreas:

  • Geração de ideias
  • Design Thinking,
  • Artes Expressivas (Teatro, Música, Dança)
  • Artes Plásticas
  • Literatura

Fase 3 – Cria, resolve e entrega!

No final da sessão, será lançado um desafio aos participantes. Podendo ser:

  • Criar uma peça de teatro
  • Gerar uma ideia de negócio
  • Construir um protótipo
  • Arranjar uma solução para um desafio específico
  • Entre muitos outros desafios…

Uma coisa é certa: o tempo e recursos serão sempre limitados para qualquer problema a resolver. O importante é não esperarmos nem ficarmos parados!

É preciso criar, resolver e entregar!

Inscreve-te

Onde / Quando?

Quanto?

  • Sessão: 5€ por pessoa

Treinadores

Filipe Pinho Pereira

foto24Consultor, formador, e palestrante, o Filipe é um jovem dinâmico, criativo, e com energia suficiente para encher facilmente várias garrafas de RedBull. Acredita que tem capacidades para ser um catalisador para o desenvolvimento pessoal de indivíduos e equipas e é nisso que trabalha diariamente.

É formador e facilitador desde 2009, já deu formação e treinou grupos um pouco por toda a Europa, e um dos tópicos que mais adora trabalhar é a criatividade. Está associado ao projeto getSkilled desde o seu início, e é também consultor de melhoria de processos na consultora Safira.

Revê-se no lema: “Move Fast and Break Things”. Ou como costuma dizer em bom português: “Põe-te a mexer e parte a loiça toda!”

É um dos fundadores do projeto “Creativity Gym” em Lisboa.

Rafael Silva Ribeiro

PalhaçoConsidera a criatividade como dos bens mais primordiais e inerentes do Ser Humano. Adora Surf e mergulhar de cabeça em Zonas de Desconforto.

É Co-Founder e Arquitecto de Software da 4N1, onde exercita os mais de 12 anos de experiência da área informática, formação e gestão de equipas.

A paixão em facilitar processos de grupo levou-o a começar uma Pós-Graduação de Desenvolvimento Humano através das Artes Expressivas, procurando aprofundar e melhorar os conhecimentos sobre o desenvolvimento pessoal e principalmente da criatividade.

É um dos fundadores do projeto “Creativity Gym” em Lisboa.

Fala connosco!

PrintTens dúvidas, questões, opiniões, ou simplesmente queres partilhar algo?

Envia-nos um mail, liga-nos, segue-nos no facebook ou preenche o formulário em baixo!

e-mail: gym@creativity.pt

telemóvel: 96 152 78 31 / 96 74 75 889

facebook: http://www.facebook.com/CreativityGymLisbon

Fields marked with a * are required.

 

Passa a palavra

Se achas que o treino da criatividade é importante não só para si mas para quem te rodeia, por favor ajude-nos a passar a palavra, fazendo um like:

 
ou share do nosso site:

FacebookTwitterGoogleDiggRedditLinkedInPinterestStumbleUpon

 

Back to Top